Copa

Cristiano Ronaldo marca, quebra recorde e Portugal vence Gana

Craque português marcou gol pela quinta Copa seguida

Cristiano Ronaldo marcou pela quinta vez seguida em Copas do Mundo
Cristiano Ronaldo marcou pela quinta vez seguida em Copas do Mundo |  Foto: Divulgação/Fifa
  

Em jogo muito movimentado pelo grupo H, Portugal leva susto, mas se recuperou e venceu a seleção de Gana por 3 a 2, nesta quinta-feira (24), no estádio 974. Os gols da partida partida foram marcados por Cristiano Ronaldo, João Felix e Rafael Leão para os portugueses.  André Ayew e Bukari marcaram para a seleção ganesa.

Pouco depois de um Cristiano Ronaldo visivelmente emocionado durante o hino de seu país ao disputar a quinta Copa da carreira, Portugal estreou com pé direito na Copa do Mundo. Logo aos quatro minutos, os portugueses já tiveram sua primeira chance com Otávio. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área para o meio campista, que bateu de primeira, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo.

Em seguida, aos nove minutos, Cristiano Ronaldo teve a sua primeira chance na partida. O time de Gana saiu jogando errado, e Bruno Fernandes deu ótimo passe em profundidade para o craque, que saiu na cara do goleiro Ati Zigi! Porém, CR7 adiantou demais a bola e acabou trombando com o arqueiro adversário, e a bola saiu pela linha de fundo. Grande chance desperdiçada.

Com amplo domínio no início da partida, os portugueses tiveram mais uma boa chance com Cristiano Ronaldo, aos 12 minutos. Em uma jogada ensaiada de escanteio curto, Raphael Guerreiro cruzou na medida para o craque. Ele subiu no terceiro andar dentro da pequena área para tentar o cabeceio, mas foi atrapalhado pelo zagueiro e não conseguiu acertar em cheio.

A seleção de Gana não conseguia ficar com a bola e errava passes em abundância, enquanto Portugal tentava marcar o primeiro gol para dar uma tranquilidade a equipe. Aos 30 minutos até conseguiu balançar a rede, justamente com Cristiano Ronaldo, mas teve o gol anulado, após o árbitro sinalizar falta do craque no início da jogada. 

Praticamente inofensivo durante todo o primeiro tempo, os africanos só conseguiram chegar à meta adversária com 38 minutos em cobrança de escanteio. Na cobrança, a bola passou na frente de todo mundo na área e Bruno Fernandes, que afastou o perigo. Mas o primeiro tempo terminou assim, com Portugal pressionando, mas sem conseguir converter em gols.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com a seleção de Gana um pouco mais ligada, tentando explorar as velocidades pelos lados de campo. E foi aos oito minutos que os africanos conseguiram sua primeira finalização na partida. Após um bate-rebate na cobrança de escanteio, a bola sobrou para Seidu, que emendou de canhota, mas sem direção. 

Logo depois, aos 10, o time ganês puxou um ótimo contra-ataque, Kudus avançou pelo meio e chutou de canhota. A bola passou à esquerda, levando perigo ao goleiro Diogo Costa. 

No melhor momento da seleção de Gana no jogo, o time africano sofreu um baque. Aos 16 minutos, Cristiano Ronaldo invadiu a área e trombou com o zagueiro Salisu. O craque português caiu e o árbitro do jogo marcou o pênalti. Na cobrança, o próprio CR7 partiu para a cobrança, bateu forte e marcou, abrindo o placar para Portugal na partida.

Com o gol marcado, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador na história a marcar gols em cinco Copas do Mundo seguidas. É a história sendo escrita. Somando todas as edições, ele chegou a oito gols marcados na competição.

Porém, aos 27, Gana não se deixou abalar pelo gol sofrido e conseguiu arrancar o empate na partida. Em boa trama pelo lado esquerdo, Kudus invadiu a área e acionou André Ayew na pequena área. A bola passou pelo meio das pernas de Danilo, e o camisa 10 conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes! Gol muito comemorado pelos africanos.

O jogo começou a ficar mais animado e as duas equipes, visivelmente, não queriam levar o empate pra casa. Assim como no primeiro tempo, Gana abusou dos passes errados e foi assim que Portugal conseguiu ficar a frente do placar novamente. Bruno Fernandes roubou a bola no meio de campo após passe errado do time africano e dá ótimo passe para João Félix nas costas da zaga. O camisa 11 invadiu a área e tocou na saída do goleiro Ati Zigi, fazendo 2 a 1 para os portugueses.

Dois minutos depois, a seleção de Portugal conseguiu ampliar o placar com Rafael Leão. João Félix desarmou no campo de defesa, e puxou o contra-ataque em velocidade. Ele tocou para Bruno Fernandes e o camisa 8 acionou Rafael Leão, que chutou de lado do pé, no canto esquerdo do goleiro africano, fazendo o terceiro gol português na partida. 

Quando o jogo parecia que caminhava para uma vitória tranquila de Portugal, os africanos não se mostraram entregues e conseguiram marcar mais um gol na partida aos 43 minutos. Após bom lançamento do campo de defesa, Rahman Baba chegou pelo lado esquerdo de ataque e cruzou para Bukari. O camisa 11 cabeceou livre dentro da área e marcou o segundo gol ganês na partida. 3 a 2 no placar e drama para os portugueses na reta final da partida.

Praticamente no último lance do jogo, aos 54 minutos, Portugal levou mais um susto e quase levou o gol de empate. O goleiro Diogo Costa se atrapalhou, Bukari roubou a bola, tirou do arqueiro e na hora de finalizar com o gol aberto, escorregou e não conseguiu finalizar, perdendo a grande chance de empatar a partida.

Com um segundo tempo frenético e cheio de gols, Portugal e Gana protagonizaram um jogo movimentado e cheio de emoções. Aos 55 minutos, o juiz apitou o final de jogo, com vitória portuguesa por 3 a 2, com direito a recorde quebrado pelo craque português Cristiano Ronaldo.

Com a vitória, a seleção de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, assume a liderança do grupo H com três pontos, enquanto Gana fica na lanterna, com zero pontos. Completando o grupo, Uruguai e Coreia do Sul tem um ponto cada. As seleções voltam a campo na próxima segunda-feira (28).

< Acusado de matar grávida em praia de Niterói é condenado a 28 anos 'Vamos usar nossa camisa verde e amarela com orgulho', diz Lula <